Bing Ads x Google Adwords (Vantagens e Diferenças)

Comparativo entre Bing Ads e Google Adwords
Recentemente recebi minha certificação de profissional autorizado do Bing Ads e Google Adwords. Gostaria de compartilhar aqui um comparativo feito pela agência Mateada com os detalhes e diferenças entre os dois players. Boa leitura:
___________________
Novidades do Bing Ads
Em 2009 a Microsoft lançou o buscador Bing para concorrer – como eles chamam no próprio blog – com o “outro cara”. Já em 2012, testes cegos (que não mostravam as marcas Bing ou Google) feitos com usuários comprovaram que 43% das pessoas preferiam os resultados oferecidos pelo Bing.
Com intenção de aumentar seu espaço na web, o Bing fechou uma parceria de 10 anos com oYahoo!, na qual a Microsoft gerencia os resultados de busca algorítmica e de links patrocinados. Recentemente também anunciou parceria com AOL, com início em 1º de janeiro de 2016.
Apesar das várias parcerias do Bing (com o Twitter e Facebook também), a grande fatia do mercado de buscas no Brasil ainda pertence ao Google. Segundo pesquisa da Hitwise do final de 2014, 96,47% das buscas feitas no período pertenceram ao Google e parceiros de pesquisa, sendo que apenas 3,6% pertenceram ao Bing e Yahoo!.
Assim como o Google, o Bing possui uma solução para anunciantes chamada Bing Ads. A plataforma se assemelha em muito com o Google AdWords . Tanto que há um botão na plataforma no qual é possível importar as campanhas do Google AdWords.
Quais as diferenças entre o Google AdWords e o Bing Ads?
As diferenças são poucas, e, ao entender um pouco de Google AdWords, é possível facilmente anunciar no Bing Ads. A principal diferença é que, enquanto os anúncios do Google AdWords aparecem nos sites do Google e parceiros, os do Bing Ads aparecem nos sites do Bing, Yahoo! e parceiros.
Orçamento: Enquanto no AdWords a única opção de orçamento é diária, o Bing vem com uma opção a mais, já que também é possível fazer um orçamento mensal. Isso pode facilitar a vida de muitos anunciantes que não podem verificar as campanhas diariamente.
Texto do anúncio: No AdWords temos duas linhas de 35 caracteres para desenvolver a descrição do anúncio, já o Bing Ads possui apenas uma linha com 71 caracteres. O resultado pode ficar bem parecido, mas a diferença está na hora de criar a frase de descrição.
Fuso horário: No AdWords é possível preencher apenas um fuso horário para a conta, já no Bing Ads é possível acrescentar vários, um em cada campanha. Isso pode ser de grande ajuda caso seja necessário trabalhar com horários comerciais diferentes para países diferentes, por exemplo.
Palavras-chave: As palavras-chave amplas, com modificador de correspondência ampla, de frase e exatas funcionam basicamente da mesma forma. A diferença está nas palavras-chave negativas e com correspondência de conteúdo:
Palavras-chave Negativas: Não existem palavras-chave negativas amplas no Bing Ads. No caso de importação, as palavras-chave negativas tornam-se de frase.
Correspondência de Conteúdo: Enquanto que no AdWords há um local específico para inserir as palavras-chave para a rede de conteúdo, no Bing Ads é possível colocar na mesma lista, diferenciando apenas ao colocar a palavra-chave para a rede de conteúdo entre parênteses ().
Índice de Qualidade: Aqui temos uma grande diferença que pode passar despercebida por muitos anunciantes. O índice de qualidade é calculado de forma diferente em cada plataforma:
No Google Adwords o cálculo é feito antes do leilão, e este número ajuda a determinar a posição do anúncio e quanto você pagará por ele.
No Bing Ads o cálculo é feito após o leilão. O resultado pode ser então utilizado para melhorar a campanha (anúncios e palavras-chave) para os próximos leilões.
Índice de qualidade Google AdWords |
|
Índice de qualidade Microsoft adCenter (Bing) |
|
Por que o leilão de anúncios do Google AdWords não é igual ao do Bing Ads?
Visto que o Índice de Qualidade Microsoft adCenter (Bing Ads) não afeta diretamente o custo por clique e a posição do anúncio, assim como no Google AdWords, fica a dúvida de como o leilão do Bing Ads de fato funciona. Segundo o Bing, o leilão é feito entre as palavras-chave que coincidem com a busca de todos os anunciantes para os espaços limitados de resultado, o espaço para o anúncio é então concedido a quem der o maior lance.
Já é hora de anunciar no Bing Ads?
Apesar de o Google possuir a maior fatia das buscas no Brasil, a Microsoft vem investindo fortemente no mercado, no qual seus produtos como Windows 8, Xbox e Windows Phone possuem o buscador do Bing como padrão. Com 5,34% do mercado de buscas, o Bing/Yahoo! é o segundo principal buscador no Brasil. A oportunidade, no momento, é encontrar baixa concorrência a custos baixos e, principalmente, de estar pronto, pois é importante conhecer outras plataformas que podem despontar a qualquer momento. De qualquer forma, apesar de demonstrar qualidade, o Bing Ads deixa dúvidas em relação ao leilão de anúncios. Como o formato do leilão irá se manter com o possível crescimento de anunciantes, já que ele está aparentemente mais baseado em lances do que na qualidade da palavra-chave.
Veja também a minha apresentação no SlideShare:
Artigo original: Mateada