Blogueiras, um pouco de merchandising, publieditorial e o CONAR

Já escrevi muito sobre o CONAR, bem comoo uso de blogueiros na publicidade aqui no blog, mas hoje vou citar um problema recente que ocorreu na blogosfera.

Três bloqueiras de moda (Thássia Naves, Lala Rudge, Mariah Bernardes) e a varejista Sephora receberam uma advertência pública do CONAR recomendando que, daqui para frente, deixem bem claro quando um de seus posts for patrocinado por uma marca e tenha natureza comercial. O orgão começou a investigar o caso depois de ter recebido mais de 50 denúncias de leitoras que alegavam que as blogueiras faziam publicidade velada de produtos da Sephora em seus blogs. A Sephora se comunicou e negou o ocorrido:

 

De maneira alguma a Sephora tenta influenciar no conteúdo de qualquer resenha que seja publicada na internet ou em qualquer outro meio. SEPHORA à Veja.

Pelo que sabemos foi a primeira vez que o CONAR investigou suspeitas de irregularidades na veiculação de publicidade na blogosfera. Sem avaliar o caso da Sephora, abaixo vou tentar levantar formas e soluções para possíveis publicidades em blogs.
 

Primeiramente, o que o CONAR acha da publicidade em blogs?

Na verdade o buraco é mais embaixo. Além do CONAR, o Código de Defesa do Consumidor tem cláusula específica sobre este tema:

Código de Defesa do Consumidor
Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.

Por este motivo torna-se obrigatório que em qualquer meio (inclusive blogs) seja explícito ao consumidor que o aquele conteúdo editorial é na verdade um informativo publicitário.

 

Como fazer publicidade/merchandising em blogs?

Quando o conteúdo é específico sobre a marca ou produto da mesma recomendo o modelo que o blog Brainstorm9 usa, deixando nítido para o leitor que aquele espaço em seu blog foi pago, um publieditorial. Veja abaixo os exemplos de Mitusbihi e Intel.

 

Modelo exemplo de publieditorial em blogs

Como fazer publieditorial em blogs merchandisign

Quanto o conteúdo é sobre um tema aleatório e a marca patrocina aquele assunto, um bom modelo é o utilizado pelo blog Papo de Homem. O exemplo abaixo é da Mobil.

Como patrocinar o conteúdo em um blog

Exemplo de patrocínio de post no blog Papo de Homem

 

Como vender publieditorial em seu blog?

Novamente uso como exemplo os dois blogs citados anteriormente. O B9 vende o espaço como os demais que existem no site, enquando o Papo de Homem faz tem um discurso muito interessante sobre a necessidade de patrocinadores para que o blog funcione.

1 Comment. Leave new

[…] e veja um post bacana sobre merchandisinng e publieditorias sem se encrencar com o CONAR e […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 + 3 =