Entrevista para o VIVO Seu Dinheiro sobre blogs

9 de Outubro de 2015

Entrevista que concedi para o site VIVO SEU DINHEIRO em 18/08/2015. Título: Saiba como ganhar dinheiro com blog e garanta uma renda extra.

Entrevista para o VIVO Seu Dinheiro

Entrevista para o VIVO Seu Dinheiro

__________________________________________________________

Como ganhar dinheiro com blog em 5 dicas

Apesar de ser um mercado extremamente concorrido, é possível aprender como ganhar dinheiro com blog. Para o consultor em Marketing Digital Rafael Felipe Santos, são necessários cinco fatores para conseguir complementar sua renda com páginas pessoais na internet: audiência, conteúdo, site moderno e funcional, compatibilidade e publicidade. Confira um pouco mais sobre cada uma delas.

Audiência

A grande maioria dos blogs começa uma audiência muito baixa. Isso é normal, não se preocupe. Para aumentar o tráfego no seu blog, é importante saber quem são os seu leitores e quais são os seus interesses. “Conquistar audiência e ter um público engajado é o primeiro passo”, explica Santos.

Para que sua audiência aumente, é fundamental usar palavras-chave que contenham um bom número de pesquisas. Além disso, você também deve usar as redes sociais para ajudar a disseminar os posts publicados no seu blog.

Conteúdo

O segundo passo – e talvez mais importante – é o conteúdo que você deseja publicar. De nada vai adiantar se esforçar para conseguir leitores se o que escreve não for interessante. “Deve-se sempre buscar algo novo, que surpreenda o público de uma forma positiva. Atualmente, os blogueiros que produzem conteúdo em vídeo têm se destacado muito bem” aconselha o consultor.

Santos traz como o exemplo o caso do canal no Youtube Nostalgia. Segundo ele, essa foi uma ótima sacada: enquanto todos outros canais falavam sobre notícias de famosos e músicas, ele inovou ao falar sobre coisas “antigas” de uma forma divertida e interessante.

Site moderno e funcional

Outra característica que não pode faltar se você quer saber como ganhar dinheiro com blog é aliar a modernidade com a funcionalidade na sua página pessoal. Mas se não puder realizar as duas, opte pela segunda.

Vale mais a pena ter um site que seja de fácil compreensão e que de fato funcione, do que um site repleto de tecnologias que demoram a carregar e que espantam o visitante.

Compatibilidade

No mundo multimidiático de hoje, é fundamental ter ferramentas compatíveis com diversas plataformas. E, se possível, exibir conteúdos específicos e diferentes para tablet e smartphones e notebooks e PC’s. Apesar de trabalhoso, pode ser o algo a mais que faltava para o seu blog.

Publicidade

O segredo aqui é ir além dos banners. Segundo Santos, os anunciantes investem cada vez menos em banners, pois estes já tornaram-se paisagens para os leitores de sites e, portanto, não causam o impacto necessário. As agências de publicidade e clientes querem interação, formatos diferenciados, modelos que envolvam o consumidor. “Um banner é capaz disso? Sabemos que não”, explica.

Uma alternativa é adotar algo semelhante ao que o site Buzzfeed faz, por exemplo. Para o consultor de marketing, é muito mais efetivo quando o site lista “10 curiosidades que você não sabia sobre a produção do chocolate” e, no meio ou no final do texto, comentam sobre o novo chocolate da empresa X, do que a utilização do banner.

“Essa estratégia é altamente impactante. Mas, para que dê certo, é preciso ter um conteúdo de excelente qualidade” adverte Santos.

Tags: blogs, entrevista,