O que é música digital?

Tudo sobre Música Digital
 
A música digital se desenvolveu dentro de um acelerado processo de mudança na indústria fonográfica no final dos anos 90. Foi nesse período que, segundo Leonardo de Marchi (2005), surgiram arquivos digitais que tinham como objetivo facilitar a troca de conteúdo por meio das tecnologias de rede, mais precisamente a INTERNET.

 
[quote]Surge o Motion Picture Expert Group-Layer 3, ou MP3, como um arquivo compacto (1/12 do formato WAV do CD) para transferência de dados. Este formato era direcionado principalmente à mobilidade da informação; não ao consumo fechado num suporte material.(Leonardo de Marchi, 2005).[/quote]  

O surgimento desse novo formato provocou mudanças não somente nos padrões comportamentais de consumo, mas também na capacidade de armazenamento e principalmente no setor de distribuição musical.

Segundo Gisela Castro (2007), já podemos partir do princípio que hoje todas as músicas distribuídas dentro da cibercultura# são em formato digital. Isso ocorre em função da compactação dos arquivos MP3 que aumentam exponencialmente a facilidade de transmissão e armazenamento das músicas.

 
[quote]Rapidamente adotado por fãs de música em todo o mundo, o padrão MP3 foi também adotado por músicos desejosos de distribuir sua produção de maneira eficiente e barata, via INTERNET. Redes P2P (peer to peer, ou par a par) reunindo especialmente jovens internautas interessados em música, fossem eles músicos ou fãs, rapidamente fizeram do ciberespaço um reservatório de música diversificada e, acima de tudo, gratuita. (CASTRO, 2007, p.59).[/quote]  
Anteriormente falamos sobre a definição de multiplataforma.

Tudo sobre música digital.
 


[box type=”shadow”]

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FERNANDES, Daniela Gumiero, SANTANA, Vanessa Fernandes, SANTOS, Rafael Felipe. Hábitos de Consumo de Música Digital em multiplataformas.54 páginas(Marketing Digital) – FAE – Centro universitário. Curitiba, 2012.
[/box]

Tags: mobile, mp3,

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 + 15 =