Pesquisa sobre download e compra de música digital no Brasil

Em continuação ao artigo Hábitos de consumo de música digital no Brasil (em multiplataformas) que fala sobre a pesquisa realizada em relação ao consumo de música. Neste post vamos continuar estratificando dados sobre download e pirataria de música digital.

Pesquisa sobre compra e download de música

 

Por quais motivos você pagaria pelo download de música?

POR QUAIS MOTIVOS VOCÊ PAGARIA PELO DOWNLOAD DE MÚSICAS?
Em relação ao pagamento por download de música, foi perceptível a diferença de prioridades entre os homens, que pagariam por questões éticas, por exemplo, enquanto as mulheres priorizam segurança.
 

Quais atividades (download, compra) você fez nos últimos meses?

- QUAIS DAS ATIVIDADES VOCÊ FEZ NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES (SEGMENTADO POR IDADE)

Comparando os entrevistados de diferentes faixas etárias, nota-se que o público com mais de 45 anos tem menor adesão a novos modelos de serviços (streaming de música) ou ainda novos produtos de tecnologia (tablets). Outro fato notório é que quanto menor a idade, maior a propensão ao download de música sem pagamento.

 

Quanto você pagaria por download de música MP3

QUANTO VOCÊ PAGARIA POR DOWNLOAD DE UMA MÚSICA MP3?

A amostra com maior faixa etária (mais de 45 anos) apresentou pouco interesse no pagamento por downloads de música MP3 (63% não pagariam) enquanto o público entre 18 e 24 anos mostrou maior adesão onde somente 46% não pagariam pelo download de músicas (Gráfico acima).

Os jovens (menos de 18 anos) apontaram como principal motivo de não comprarem músicas online a falta de cartões de crédito ou débito. Eles ainda afirmaram não ter gasto com compras musicais nos últimos 6 meses (85% não fez aquisições). A amostra com idade entre 35 e 44 anos apresentou maior engajamento a compra de música onde 64% tiveram aquisição nos últimos 6 meses. Deste público, somente 24% não pagariam pelo download de músicas MP3.

 
Quer saber mais sobre música digital?


[box type=”shadow”]

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FERNANDES, Daniela Gumiero, SANTANA, Vanessa Fernandes, SANTOS, Rafael Felipe. Hábitos de Consumo de Música Digital em multiplataformas.54 páginas(Marketing Digital) – FAE – Centro universitário. Curitiba, 2012.
[/box]

Tags: mobile, pesquisa,

1 Comment. Leave new

[…] recomendada: Pesquisa sobre download e compra de música digital no Brasil O mercado de música digital: Um estudo sobre o comportamento do consumidor perante o uso de […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twelve − 2 =