As 10 boas práticas para clientes e agências digitais (Guia IAB Brasil)

16 de Junho de 2012
Guia de boas práticas entre agência e clientes IAB Brasil A IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) recentemente publicou um documento intitulado “Guia de Boas práticas Clientes e Agências Digitais”, que além de dar um direcionamento para bons relacionamentos no mercado, também incentiva investimentos na área digital.

Resumi os tópicos logo abaixo:

As dez boas práticas de agências digitais e clientes

tablet ipad

1. Deixe claro qual é a verba disponível

Além dos desenvolvimentos, pense também em toda operação (redes sociais, promoções). Grandes projetos são quase inviáveis com pequenas verbas (exclue-se o discurso sobre grandes ideias e aquele papinho de viralização).

2. Identificar claramente qual é o público-alvo

Costuma-se dizer quena Web NÃO EXISTE PÚBLICO-ALVO. Ledo engano. Existem diversos institutos de pesquisas que possuem as informações (CENP, IBOPE, ComScore). Não jogue dinheiro fora e otimize suas campanhas.

3. Definir qual o objetivo do negócio

Promover, vender, gerar leads, enfim, tenha um objetivo específico.

4. Defina indicadores de sucesso

Número de cadastros, quantidade de visitas, produtos vendidos, número de contatos, fãns no Facebook, seguidores no Twitter?

5. Respeite prazos

Os desenvolvimentos variam conforme a complexidade, mas o respeito ao prazo pode garantir a qualidade. Uma solução é as agências terem SLAs definidos e trabalharem com cronograma aberto.

6. Integração entre agências

Muitos projetos são tocados por diversas agências em cascata (wireframe > layout > desenvolvimento > mobile > redes sociais). Uma boa forma de integração são reuniões periódicas com os representantes.

7. Histórico de outros projetos

Nada melhor do que consultar e trocar experiências com projetos antigos semelhantes.

8. Divulgue online

Não esqueça de divulgar. Um grande projeto e bem planejado projeto não pode deixar de lado a compra de mídia, as ações em redes sociais e ou outros.

9. Acredite nos seniôrs

Neste mercado os juniors demonstram muita criatividade, mas o pessoal mais velho tem a visão estratégica do negócio, do macro. Não deixe-os de fora.

10. Mande sugestões

comunicacao@iabbrasil.org.br

Você pode baixar o guia de boas práticas em PDF aqui.