Cinco grandes problemas dos investimentos em publicidade mobile no Brasil

30 de Outubro de 2011

Dificuldades e problemas da publicidade mobie celular móvel no Brasil

Li no especial da Meio e Mensagem “Internet e mídias digitais 2011” uma matéria muito interessante sobre as dificuldades que os anunciantes e plataformas de publicidade mobile enfrentam no Brasil.

Algumas delas já são bem conhecidas, mas é o encontro das cinco que traz o atraso e dificulta maiores investimentos.

Cinco maiores problemas da publicidade mobile:

1. Custo das telecomunicações

Brasil tem um dos mais caros custos de uso de telefonia do mundo. Uma estratégia oportunidade apontada na revista é o subsídio de dados pelo anunciante, um benefício interessante para a classe C.

2. Alta taxa de celulares pré-pagos

Aproximadamente 90% da base de celulares do Brasil são pré-pagos, o que dificultam a exploração de serviços agregados.

3. Diferentes tecnologias dos sistemas operacionais

Nem precisamos mencionar o confronto entre sistemas IOS (Apple[bb]) x Android[bb] (Google) x Windows Phone 7[bb] (Windows).

4. Alta carga tributária do País

Este impacta diretamente o primeiro item, em resumo o faturamento aumentou devido ao crescimento da base e não pelo aumento do gasto médio (praticamente manteve-se na faixa de R$25 ao mês nos últimos 10 anos).

5. Desconhecimento das aplicações mobile

Tanto pelos usuários como pelos anunciantes (estes principalmente).