Hábitos de consumo de música digital no Brasil (em multiplataformas)

9 de Março de 2013

Xbox music e o consumo de música digital

Para o trabalho de conclusão de curso em Marketing Digital, realizamos uma pesquisa para entender Como a música digital é consumida em multiplataformas por diferentes públicos? Abaixo você confere a estratificação dos resultados.

Na primeira parte da pesquisa foi identificado o perfil dos respondentes, estes foram segmentados por gênero, idade e renda mensal. Na segunda parte do questionário foram estudados os hábitos de consumo e na terceira o engajamento. A base da pesquisa foi de 294 entrevistados em âmbito nacional durante os meses de outubro e novembro de 2012. Dos respondentes, 51% eram homens e 49% mulheres.

Amostra separada por faixa etária

AMOSTRA DE RESPONDENTES SEPARADOS POR FAIXA ETÁRIA

Amostra separada renda salarial

AMOSTRA DE RESPONDENTES SEPARADOS POR FAIXA DE RENDA

Frequência de consumo de música digital

FREQUÊNCIA QUE A AMOSTRA ESCUTA MÚSICA DIGITAL

Dispositivos usados pelos usuários de streaming

Ao realizar uma extração somente dos usuários de serviços de streaming, como Spotify, Terra Sonora, Groveshark e PMC (Power Music Club), pode-se perceber peculiaridades deste público: 78% dessa amostra possui celular com INTERNET, o que facilita a conexão ao serviço online e explica o maior engajamento, 74% escuta música todo dia contra 68% da média geral.

DISPOSITIVOS USADOS PELOS USUÁRIOS DE STREAMING.

Os usuários de serviços de streaming possuem menor rejeição ao pagamento de música, apenas 35% não estaria disposto a pagar por downloads de músicas. Dos 65% que pagariam, os principais motivos são “Em benefício do artista” e “Conveniência e comodidade”. Vale ressaltar que nesta amostra, dos usuários do serviço de streaming, 68% são homem.

Uusário de tablet x Consumo de música

COMPARATIVO ENTRE USUÁRIOS QUE POSSUEM TABLETS E A POPULAÇÃO TOTAL PESQUISADA REFERENTE AO USO DE SERVIÇOS DE MÚSICA

Dos que possuem tablet, 70% o usam também para assistir vídeos musicais. Um fato interessante é verificar que o tablet não é o dispositivo primário para se ouvir música na pergunta sobre locais x utilização. O ambiente onde ele é mais popular é no quarto da residência, onde é comumente usado por 44% dos entrevistados, ficando atrás apenas do Desktop e Notebook 57%. Usuários de tablet mostram maior adesão ao serviço de streaming e por pagamento de música, 50% gastaram com música nos últimos 6 meses contra 41% da entrevista geral.

 

Usuário de Vídeo-games

Pesquisa consumo de música por gamers

O público que escuta música enquanto joga videogame ou somente utiliza o dispositivo para tocar música é constituído 80% por homens. Somando-se os 20% restante de mulheres, é verificável que esta amostra escuta mais música realizando todas as atividades do dia a dia. Eles apresentam maior frequência enquanto assistem TV, dirigem, cozinham, trabalham, preparam-se para dormir ou tomam banho. Destaca-se a diferença ocorrida enquanto relaxam, 83% contra 62% dos entrevistados e alimentam-se 13% a mais que a amostra total.

A Entertainment Software Association – USA (ESA), em seu relatório anual sobre vendas, demografia e dados de uso, afirmou que dos donos de consoles, 40% usam para ver filmes, 20% para ouvir música e ainda outros 17% usam para ver shows musicais.

 

Compra de dispositivos eletrônicos por homens e mulhers

- COMPARATIVO ENTRE POSSE DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DOS HOMENS E MULHERES.

Entre os entrevistados percebe-se que o público masculino escuta música diariamente com mais frequência que as mulheres, 70% contra 64%, e também possuem mais dispositivos eletrônicos, conforme indica o gráfico acima.

Continuação da pesquisa:Pesquisa sobre download e compra de música digital no Brasil


[box type=”shadow”]

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FERNANDES, Daniela Gumiero, SANTANA, Vanessa Fernandes, SANTOS, Rafael Felipe. Hábitos de Consumo de Música Digital em multiplataformas.54 páginas(Marketing Digital) – FAE – Centro universitário. Curitiba, 2012.
[/box]