iAd, a plataforma de publicidade mobile da Apple
![]() |
O iAd da Apple é uma plataforma de publicidade móvel para os dispositivos iPhone, iPad e iPod touch. Este sistema permite inserir campanhas de anúncios dentro de aplicativos.
Seu concorrente direto é o AdMob do Google. |
Demonstrativo de anúncios e campanhas no iAd Apple
Os anúncios iAd dentro dos aplicativos recebem uma pequena logomarca para que usuário diferencie a publicidade. Recentemente a Apple informou que o iPad também faz parte da plataforma de publicidade.
Por funcionar em iOS 4, um software extremamente capacitado, o iAd parece ser capaz de uma variedade maior de ricas experiências interativas em anúncios. Listei abaixo as opções disponíveis no site da Apple.
Opções de publicidade na plataforma iAd Apple
– Download de um aplicativo ou conteúdo do iTunes
– Adicionar um lembrete, lista de compras
– Eventos no calendário
– Compor e enviar e-mails com a marca
– Experiência imersiva gráficos 3D
– Moldura de vídeos personalizada
– Salvar cupons, códigos de barras
– Encontrar lojas nas proximidades e obter informações detalhadas
– Compartilhar conteúdo
– Wallpapers
Apresentação da plataforma iAd por Steve Jobs em 2010
Números do público do iAd (usuários de iPad, iPhone, iPod)
– Mais de 15 bilhões de aplicativos instalados
– Mais de 225 milhões de contas iTunes
– Gasta, em média, 73 minutos por dia utilizando aplicativos
– Interage com os anúncios iAd para uma média de 60 segundos por visita
Opções de segmentação padrão do iAd
– Demografia
– Preferências de aplicativo
– Paixões musicais
– Gêneros de interesse no cinema, TV e audiobook
– Localização
– Dispositivo (iPhone, toque, iPad iPod)
– Rede (WiFi, 3G)
Exemplos de anúncios e campanhas na plataforma iAd Apple
Campanha Nissan Leaf iAd (anúncio mobile)
Campanha Liberty Seguros no iAd (anúncio mobile)
Agência especializada em iAd (Tribal DDB)
Vi um trabalho da agência Tribal DDB (New York-USA) para o Mac Donalds. O case completo você pode ler aqui.
Gostou? Leia um pouco sobre o AdMob, plataforma de publicidade do Google.