Perfil dos usuários de celular, hábitos de consumo e conteúdos preferidos

8 de Janeiro de 2012
Estudo do Yahoo Mobile sobre modos e comportamento do consumidor de internet móvel mobile

Recentemente o Yahoo! publicou uma pesquisa online sobre usuários de celular, seu hábitos de consumo e comportamento de uso (Yahoo! Mobile Modes).

A seguir coloquei os principais tópicos da pesquisa alguns gráficos deste relatório que é super relevante. Lembrando que a pesquisa é atual, do 2° semestre de 2011.

Consumidores estão gastando menos tempo com jornal, revistas e rádio, migrando assim para internet móvel, sms e filmes

Pesquisa do Yahoo aponta que usuários estão deixando de usar jornal, rádio e revista e passam mais tempo na internet e celular

Principais conclusões da pesquisa

1. Crescimento rápido de web mobile

Os consumidores estão gastando mais tempo em seus telefones móveis em comparação com um ano atrás, especificamente, houve um aumento de 54% no tempo gasto na web móvel e aumento de 29% no tempo gasto assistindo vídeo em um dispositivo móvel.

2. Como é que os consumidores usam o web móvel?

Um terço do tempo total gasto pelos consumidores em dispositivo móvel ocorre em casa, na maioria das vezes durante os tempos de descanso ou tempo livre.

3. O Mobile Web, passa a oferecer experiências impulsionadas pelo conteúdo

Notícias, tempo e esportes são o conteúdo mais frequentemente consumidos na “web tradicional” (quem diria que teríamos esse jargão). Enquanto o uso de mobile desloca-se mais para o vídeo entretenimento, com música, jogos, alimentos e trailers de filme principalmente.

4. Quais são os modos de uso do celular e internet móvel?

Tipos de atividades preferidas pelos usuários de internet móvel mobile web
A atividade on-line móvel pode ser dividido em sete modos: ligar, pesquisar, divertir, gerenciar, informar, fazer compras e navegar. Os consumidores dedicam a maioria de seus tempo de web móvel para se conectar (38%), pesquisa (16%) e entreter (15%).

5. Expectativas em relação ao Ad Mobile

Engajamento dos usuários de celular com anúncios ad por tipo de uso e experiência mobile
Apesar das pequenas dimensões, os consumidores preferem negrito, anúncios gráfico ricos, e tem maiores níveis de receptividade quando estão em shopping ou se entretendo.

6. Qual a preferência de plataformas para cada atividade

Preferência de plataformas app ou browser mobile para entretenimento, busca, compras, informação, navegação
Este é um dos gráficos mais interessantes da pesquisa. Dele são possíveis extrair várias conclusões, como a falta de aplicativos de compra (ou baixa segurança dos mesmos) além do avanço de apps na área de navegação e informação (portais de conteúdo avançam muito forte nesta área).

Implicações de marketing

1- Otimize seus sites, logo o acesso móvel irá ultrapassar o PC.
2- Alinhe as suas marcas com o conteúdo e ganhe escala. Sempre haverá um conteúdo interessante para ser aproveitado.
3- Otimize suas métricas, os horários preferidos de entrega em mobile ocorrem pela manhã mas com picos no horário nobre pode-se integrar móvel com propaganda na TV.
4- Formatos de anúncios interativos relacionados à experiência poderia funcionar melhor. Pequenas alterações na sua execução criativa poderia ter impacto significativo sobre o desempenho do anúncio.

Conclusões

Como sempre, produzir o anúncio certo para o contexto certo. Publicidade móvel precisa evoluir para tornar-se mais personalizado, localizado, e impactante, dada a pequena tela.

Baixe a pesquisa completa Yahoo! Mobile Modes.